Bolsonaro e destruição da Amazônia viram alvos do tiroteio Biden vs Trump 

1 de outubro de 2020

A menção ao Brasil foi uma das várias surpresas negativas do 1º debate entre Trump e o candidato democrata Joe Biden, realizado na 3ª feira (29/9). Biden questionou a devastação da Amazônia e propôs uma ajuda de US$ 20 bilhões para que o país proteja a floresta. O ex-vice-presidente também disse que, caso o Brasil não contenha o desmatamento, poderá enfrentar “consequências econômicas significativas”.

As palavras de Biden não foram bem recebidas em Brasília. Em um post bilíngue nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que o Brasil “não aceita subornos, criminosas demarcações ou infundadas ameaças” e disse que sua administração está realizando “ações sem precedentes” na proteção da Amazônia. O texto em inglês termina com um característico escorregão do Planalto, fechando com um “Mr. John Biden” (Joe é diminutivo de Joseph). Já Ricardo Salles reagiu com ironia. No Twitter, o ministro perguntou se “a ajuda dos US$ 20 Bi do Biden é por ano”.

A fala de Biden deixa claro que, se o democrata vencer a eleição presidencial, Bolsonaro perderá seu principal parceiro político e ideológico.

O tiroteio inesperado entre Biden e Bolsonaro foi amplamente repercutido na imprensa, com destaques em Estadão, Folha, Metrópoles, O Globo, Reuters, UOL e Valor.

 

ClimaInfo, 1º de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar