Bolsonaro e destruição da Amazônia viram alvos do tiroteio Biden vs Trump 

biden debate Amazônia

A menção ao Brasil foi uma das várias surpresas negativas do 1º debate entre Trump e o candidato democrata Joe Biden, realizado na 3ª feira (29/9). Biden questionou a devastação da Amazônia e propôs uma ajuda de US$ 20 bilhões para que o país proteja a floresta. O ex-vice-presidente também disse que, caso o Brasil não contenha o desmatamento, poderá enfrentar “consequências econômicas significativas”.

As palavras de Biden não foram bem recebidas em Brasília. Em um post bilíngue nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que o Brasil “não aceita subornos, criminosas demarcações ou infundadas ameaças” e disse que sua administração está realizando “ações sem precedentes” na proteção da Amazônia. O texto em inglês termina com um característico escorregão do Planalto, fechando com um “Mr. John Biden” (Joe é diminutivo de Joseph). Já Ricardo Salles reagiu com ironia. No Twitter, o ministro perguntou se “a ajuda dos US$ 20 Bi do Biden é por ano”.

A fala de Biden deixa claro que, se o democrata vencer a eleição presidencial, Bolsonaro perderá seu principal parceiro político e ideológico.

O tiroteio inesperado entre Biden e Bolsonaro foi amplamente repercutido na imprensa, com destaques em Estadão, Folha, Metrópoles, O Globo, Reuters, UOL e Valor.

 

ClimaInfo, 1º de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)