Impactos dos incêndios florestais na agricultura e na água causam preocupação nos EUA

Califórnia incêndios

Primeiro, o fogo. Depois, a fumaça. E, agora, a contaminação do solo e da água. Depois de semanas de incêndios intensos na costa oeste dos EUA, pesquisadores e agricultores se preocupam com os efeitos de médio e longo prazo da temporada de fogo sobre a produção agrícola. O Washington Post relata que muitos produtores de vinho da região estão recorrendo a análises laboratoriais para mensurar o nível de contaminação das uvas pela fumaça. Em alguns casos, especialmente nas propriedades próximas às áreas atingidas pelo fogo, a situação é tão difícil que a safra inteira de 2020 está sendo descartada.

A contaminação dos reservatórios de água potável é o que mais preocupa. Como assinalado pelo The New York Times, as áreas afetadas pelo fogo podem ser contaminadas por uma variedade de compostos orgânicos voláteis (como benzeno, naftaleno e cloreto de metileno) e semivoláteis (como criseno e benzo fluoranteno). Embora nem todos esses compostos sejam prejudiciais, existem indícios de que a exposição prolongada a eles pode causar câncer no longo prazo. Além da água propriamente dita, o impacto do fogo sobre os encanamentos e conexões hídricas também preocupa, especialmente se as temporadas futuras de incêndios florestais na região forem tão devastadoras como a atual.

Em tempo: O Congresso do Paraguai declarou emergência nacional na semana passada, em meio à intensificação dos incêndios florestais na região do Chaco, vizinha ao Pantanal brasileiro. O avanço do fogo sobre áreas residenciais preocupa as autoridades do país: focos de incêndio foram detectados a apenas 30 quilômetros da capital, Assunção.

 

ClimaInfo, 5 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)