Incêndios de 2020 na Califórnia superam soma das áreas queimadas nos últimos três anos

Califórnia incêndios florestais

Os incêndios florestais que devastaram a costa oeste dos EUA nas últimas semanas consumiram uma área superior a 1,6 milhão de hectares, mais do que a área queimada nos três últimos anos somados. A temporada de incêndios, que sufocou a região em fumaça e transformou o céu em um laranja assustador, ganhou vida depois que milhares de raios atingiram florestas áridas em agosto. Desde janeiro, o fogo já causou a morte de 31 pessoas e destruiu mais de 8,4 mil residências no estado.

Na floresta nacional de Mendocino, ao norte de São Francisco, as chamas consumiram mais de 400 mil hectares, tornando-se ontem (5/10) o 1º foco de incêndio a superar essa marca na Califórnia. A área queimada é quase cinco vezes maior que a cidade de Nova York.

Bloomberg e Guardian repercutiram essa triste marca nos EUA.

Em tempo: O cientista Michael Mann não tem papas na língua para descrever qual seria o resultado de um 2º mandato de Donald Trump nos Estados Unidos – “game over” para a luta contra a crise climática. Ao Guardian, Mann ressaltou que o esforço global para se conter o aquecimento em, no máximo, 2 oC ficaria praticamente inviável caso a Casa Branca siga sob comando do negacionista Trump, que retirou os EUA do Acordo de Paris, desfez as políticas climáticas implementadas pelo antecessor, Barack Obama, e impulsionou os interesses dos setores mais retrógrados da indústria fóssil.

 

ClimaInfo, 6 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)