INPE será chefiado por pesquisador de carreira

5 de outubro de 2020

Servidor de carreira do INPE, o pesquisador Clezio Marcos de Nardin foi indicado formalmente para a direção do órgão pelo ministro Marcos Pontes, um ano depois da demissão do cientista Ricardo Galvão. Nardin ocupava a coordenação-geral de ciências espaciais e atmosféricas do INPE e sucederá o militar Darcton Policarpo Damião, que dirigia interinamente o instituto e passa a ser assessor especial do ministério de ciência e tecnologia.

Para O Globo, Nardin disse que não vê problemas no interesse dos militares em realizar o monitoramento por satélite da Amazônia, mas defendeu que esse trabalho continue sendo conduzido por órgãos civis. Ele também pontuou que o INPE seguirá sendo um espaço de pesquisa, sem “cercear” seus pesquisadores. O El País Brasil destacou a reação mista da comunidade científica brasileira, que se surpreendeu com a escolha de um cientista, mas segue frustrada com as pressões do governo sobre o INPE e os sistemas de monitoramento.

 

ClimaInfo, 5 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar