5 de outubro de 2020

A Mobilidade Urbana é um dos setores-chave para uma Retomada Verde Inclusiva. O custo econômico gerado pelas mortalidade e morbidade no trânsito e pela poluição do ar em cidades brasileiras ultrapassa a casa de um bilhão de reais por ano.

O estudo feito para a iniciativa Retomada Verde Inclusiva, realizado pelo Instituto ClimaInfo, em parceria com o Observatório do Clima e o GT de Infraestrutura, apontou que investir em construção de ciclovias, criação de faixas exclusivas de ônibus e recuperação de calçadas gera empregos, como também beneficia a saúde da população e reduz as emissões de gases de efeito estufa.

Os caminhos da retomada precisam enfrentar as questões de raça, gênero e justiça social, sob o risco de perpetuar os problemas que nos trouxeram até as questões atuais de desigualdade. A localização das pessoas é um ponto-chave para se enxergar questões de racismo ambiental nas cidades. As questões de gênero deveriam ser um dos pilares para o planejamento do território urbano e, portanto, para as políticas públicas que determinam a infraestrutura das cidades que conectam a população ao seu trabalho, lazer e educação.

Mobilidade urbana: Quais são os problemas enfrentados e o que precisa ser feito, de fato, para termos cidades inclusivas e verdes?

 

Programação

Data: 13 de outubro

Horário: 10h30

Assista pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=1J-JfRD0Zlk&feature=youtu.be

 

Palestrantes:

Kelly Fernandes – IDEC

Arquiteta e urbanista, especialista em economia urbana e gestão pública, analista do Programa de Mobilidade Urbana do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). É colaboradora da Associação Cidadeapé, suplente do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/São Paulo) e colunista do UOL.

 

Letícia Birchal Domingues – Nossa BH e Tarifa Zero 

Letícia é doutoranda e mestre em Ciência Política e formada em Direito. Ela presta consultoria de políticas públicas, com foco em mobilidade urbana, no Movimento Nossa BH e faz parte do movimento Tarifa Zero.

 

Jo Pereira –  Ciclocidade

Graduada em Educação Física, é pós-graduada em Arte Integrativa e Artista Cênica. É Diretora Geral da Ciclocidade, Diretora Fundadora dos projetos Pedal na Quebrada, Mapa Pedal Afetivo, Mapa Afetivo da Mobilidade Ativa e membro da Rede Mobilidade Periferia – UNIFESP-ZL. Desenvolve projetos sócioculturais, de mobilidade de bicicleta e cidadania, feminismo negro e antirracista, e de educação inclusiva.

 

Guilherme Braga Alves – Casa Fluminense 

Doutorando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH/NEPP-DH – UFRJ), onde desenvolveu pesquisa sobre o direito à mobilidade cotidiana. É pesquisador associado na Casa Fluminense, onde desenvolveu o projeto Mapas da Desigualdade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

 

ClimaInfo, 5 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

 

 

 

 

 

x (x)
x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar