mobilidade

A Mobilidade Urbana é um dos setores-chave para uma Retomada Verde Inclusiva. O custo econômico gerado pelas mortalidade e morbidade no trânsito e pela poluição do ar em cidades brasileiras ultrapassa a casa de um bilhão de reais por ano.

O estudo feito para a iniciativa Retomada Verde Inclusiva, realizado pelo Instituto ClimaInfo, em parceria com o Observatório do Clima e o GT de Infraestrutura, apontou que investir em construção de ciclovias, criação de faixas exclusivas de ônibus e recuperação de calçadas gera empregos, como também beneficia a saúde da população e reduz as emissões de gases de efeito estufa.

Os caminhos da retomada precisam enfrentar as questões de raça, gênero e justiça social, sob o risco de perpetuar os problemas que nos trouxeram até as questões atuais de desigualdade. A localização das pessoas é um ponto-chave para se enxergar questões de racismo ambiental nas cidades. As questões de gênero deveriam ser um dos pilares para o planejamento do território urbano e, portanto, para as políticas públicas que determinam a infraestrutura das cidades que conectam a população ao seu trabalho, lazer e educação.

Mobilidade urbana: Quais são os problemas enfrentados e o que precisa ser feito, de fato, para termos cidades inclusivas e verdes?

 

Programação

Data: 13 de outubro

Horário: 10h30

Assista pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=1J-JfRD0Zlk&feature=youtu.be

 

Palestrantes:

Kelly Fernandes – IDEC

Arquiteta e urbanista, especialista em economia urbana e gestão pública, analista do Programa de Mobilidade Urbana do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). É colaboradora da Associação Cidadeapé, suplente do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/São Paulo) e colunista do UOL.

 

Letícia Birchal Domingues – Nossa BH e Tarifa Zero 

Letícia é doutoranda e mestre em Ciência Política e formada em Direito. Ela presta consultoria de políticas públicas, com foco em mobilidade urbana, no Movimento Nossa BH e faz parte do movimento Tarifa Zero.

 

Jo Pereira –  Ciclocidade

Graduada em Educação Física, é pós-graduada em Arte Integrativa e Artista Cênica. É Diretora Geral da Ciclocidade, Diretora Fundadora dos projetos Pedal na Quebrada, Mapa Pedal Afetivo, Mapa Afetivo da Mobilidade Ativa e membro da Rede Mobilidade Periferia – UNIFESP-ZL. Desenvolve projetos sócioculturais, de mobilidade de bicicleta e cidadania, feminismo negro e antirracista, e de educação inclusiva.

 

Guilherme Braga Alves – Casa Fluminense 

Doutorando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH/NEPP-DH – UFRJ), onde desenvolveu pesquisa sobre o direito à mobilidade cotidiana. É pesquisador associado na Casa Fluminense, onde desenvolveu o projeto Mapas da Desigualdade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

 

ClimaInfo, 5 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

 

 

 

 

 

x (x)
x (x)
x (x)
x (x)