O desafio da persuasão no debate sobre mudança do clima

crise climática debate

Poucos países são tão polarizados no debate público sobre clima como os EUA. Capturada pela velha dicotomia conservadores versus progressistas, a crise climática virou refém das idiossincrasias do embate, com prejuízo substancial à capacidade da humanidade em responder adequadamente ao desafio.

No entanto, uma pesquisa recente do laboratório de comunicação e clima da Universidade de Yale revelou caminhos potenciais para dialogar com segmentos sociais mais reticentes à questão climática em favor de ações mais efetivas para reduzir as emissões de carbono. A revista The New Republic explorou alguns desses caminhos.

Uma 1ª conclusão interessante: centrar o diálogo somente na questão climática não ajuda. Incluí-la ainda que secundariamente na discussão de outros tópicos (como pobreza, desigualdade, economia etc.), especialmente aqueles mais próximos à realidade do interlocutor, traz mais possibilidades de diálogo. Isso já vem sendo feito nos EUA nesta campanha eleitoral, aproveitando os diversos desastres ambientais que acometeram o país nos últimos meses. Mesmo em estados historicamente refratários à discussão climática, a recepção do tema por um recorte menos técnico e mais contextualizado tem sido melhor.

 

ClimaInfo, 7 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)