Queimadas já consumiram mais de 20% do Pantanal

7 de outubro de 2020

Em nove meses, as queimadas no Pantanal consumiram quase 3,3 milhões de hectares de vegetação, uma área correspondente a 22% de todo o território do bioma, segundo dados do INPE. O ritmo de devastação impressiona: como destacado pela Folha, na última semana, as chamas percorreram 516 mil hectares, com uma média diária de 73,7 mil hectares incinerados – uma área comparável à do município de Salvador queimando a cada 24 horas.

Com a persistência do clima seco e as altas temperaturas que vêm sendo registradas em boa parte do Brasil, decorrente de uma forte onda de calor, o fogo se disseminou em outros biomas nos últimos dias. Na Chapada dos Veadeiros (GO), as chamas já queimaram 60 mil hectares de Cerrado. De acordo com O Globo, a Polícia Civil goiana investiga se os focos de incêndio na região tiveram origem criminosa. Já no interior de São Paulo, que também sofre com o calor forte, produtores de café contabilizam os prejuízos desta safra, prejudicada também pela escassez de chuvas neste ano. Reuters deu mais detalhes sobre essa situação.

O avanço do fogo no Pantanal também foi manchete em G1 e O Globo. Já no exterior, o espanhol La Vanguardia abordou a crise das queimadas no Brasil e a política ambiental desastrosa do governo Bolsonaro.

 

ClimaInfo, 8 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar