Incompetência e burocracia atrasam combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia por quatro meses

13 de outubro de 2020

Em meio à pior temporada de incêndios da história do Pantanal e uma das piores da última década na Amazônia, a incompetência e a burocracia fizeram com que as equipes do Ibama responsáveis pelo combate ao fogo chegassem aos locais com quatro meses de atraso. Ricardo Grandelle, d’O Globo, teve acesso a relatórios internos do órgão e mostrou que a autorização do ministério da economia para envio dos brigadistas aconteceu apenas em junho, dois meses após o pedido chegar à pasta. A contratação propriamente dita só pôde ser formalizada em agosto, quando a portaria autorizando a medida foi finalmente publicada no Diário Oficial.

Já no UOL, Rubens Valente relata as condições de trabalho draconianas impostas aos brigadistas contratados pelo governo: contratos temporários, falta de estrutura e planejamento prévio de ação contra o fogo, e remuneração equivalente a um salário mínimo. Para piorar, o chefe da área responsável pelo combate às queimadas (PrevFogo) do Ibama, José Carlos Mendes de Morais, pediu exoneração na semana passada, após somente um mês no cargo. Estadão, Metrópoles e O Globo noticiaram a exoneração.

Em tempo: Estrangulado por interventores militares, uma desestruturação profunda e a perspectiva de ser absorvido pelo Ibama, o ICMBio pode sofrer novos cortes orçamentários no próximo ano. O Estadão destacou dados de um levantamento feito pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) mostrando que o governo federal reservou R$ 74,9 milhões para as Unidades de Conservação Federais – pouco mais da metade do valor dedicado em 2019, cerca de R$ 136 milhões.

 

ClimaInfo, 13 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar