Desmatamento supera ritmo de regeneração na Amazônia

14 de outubro de 2020

O Globo deu detalhes sobre um estudo recente de pesquisadores de Brasil e Reino Unido que analisou o desenvolvimento das chamadas florestas secundárias (áreas desmatadas que são regeneradas naturalmente) na Amazônia. A conclusão não é boa: elas não estão conseguindo se desenvolver nos ritmo e volume necessários para sequer absorver o carbono resultante do próprio desmatamento.

Publicado em setembro na Global Change Biology, o estudo indicou que as florestas secundárias amazônicas absorveram menos de 10% do carbono emitido pelo desmatamento nos últimos 30 anos. Os autores apontam dois motivos para isso: o ritmo crescente de desmate e a derrubada de florestas secundárias, que resulta no corte prematuro de árvores. De acordo com o estudo, 85% das florestas secundárias não chegam aos 20 anos de idade, sendo que metade tem menos de cinco anos de vida.  Em termos gerais, o estudo sugere que essa derrubada prematura prejudica ainda mais a capacidade de absorver carbono da atmosfera e contribuir para reduzir o nível de concentração de gases de efeito estufa no planeta.

Em tempo: A líder munduruku Alessandra Korap é a ganhadora deste ano do Prêmio Robert F. Kennedy de Direitos Humanos, em reconhecimento à sua luta em defesa dos Povos Indígenas e do meio ambiente no Brasil. Alvo constante de ameaças, Korap é um nome importante do ativismo indígena, com atuação marcante na luta pela demarcação de Terras Indígenas e contra projetos de infraestrutura que impactam Comunidades Tradicionais na Amazônia. A Folha deu mais detalhes sobre a premiação.

 

ClimaInfo, 14 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar