webinar habitação

Durante os debates para a produção do estudo Retomada Verde Inclusiva, realizado pelo Instituto ClimaInfo, em parceria com o Observatório do Clima e o GT de Infraestrutura, evidenciou-se que resolver o problema de moradia de qualidade para todos traz empregos e melhora a qualidade de vida da população.Também foi observada a necessidade de aprofundamento no assunto sob o olhar das questões de raça, gênero e justiça social para que não se perpetue a desigualdade em todas as suas dimensões. O mapa da distribuição de renda é o mesmo da qualidade da infraestrutura das nossas grandes cidades.

Discutindo essas questões, neste webinar debateremos como a dinâmica urbana afeta a questão ambiental, incluindo a perspectiva de gênero, raça e justiça social na discussão sobre habitação.

Para ouvir as diferentes percepções sobre o tema,  levantar as lacunas existentes na discussão e debater as possíveis soluções, o Instituto ClimaInfo promove o Webinar: Habitação para uma Retomada Verde Inclusiva.

 

Programação 

Data: 20 de outubro

Horário: 10h30

Assista pelo YouTube: https://youtu.be/Llm-BdZifBI

 

Participantes

Maria Lúcia de Oliveira Sousa – “Movimento Lagoas do Norte para Quem”

Vice-presidente do Centro de Defesa Ferreira de Souza e membro do “Movimento Lagoas do Norte para Quem”. Lúcia destaca que é mulher preta, comunitária e umbandista. O movimento é da comunidade ribeirinha Boa Esperança, no Piauí, em relação ao projeto de reurbanização da área chamado pelo governo como “Programa Lagoas do Norte” de Teresina. O local fica a poucos metros do encontro dos rios Parnaíba e Poti, uma das principais áreas turísticas da cidade e onde fica a comunidade.

 

Sarah Marques – Coletivo “Caranguejo Tabaiares Resiste”

Cofundadora do Coletivo “Caranguejo Tabaiares Resiste” e educadora popular. O Coletivo “Caranguejo Tabaiares Resiste” foi formado no conflito com a Prefeitura de Recife, quando houve a tentativa de retirada de algumas casas do local para obras de requalificação do Canal do Prado do “Programa Capibaribe Melhor”, que busca construir no local três faixas de rolamento para veículos.

 

Danielle Klintowitz – Instituto Pólis

Coordenadora de urbanismo do Instituto Pólis. Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV), possui mestrado em urbanismo e graduação em Arquitetura e Urbanismo. Trabalha com planejamento urbano, desenvolvimento e avaliação de políticas públicas, atuando em política urbana, habitação de interesse social, periferia, assentamentos precários.

 

Euler Sandeville Junior – Projeto Instituto da Paisagem

Coordenador do projeto Instituto da Paisagem e professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU USP, é Arquiteto e Urbanista, Arte Educador, com pós-graduação em Ecologia e em Teologia e História da Igreja, Mestre e Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas, Livre Docente em Arquitetura e Urbanismo. Foi Coordenador (2005-2008) e Vice-Coordenador (2008-2014) da Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação da FAU.USP e Coordenador do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP (2006 a 2010).

 

ClimaInfo, 14 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)
x (x)
x (x)
x (x)