UE exige resultados no combate ao desmatamento para prosseguir com acordo com Mercosul (e Brasil segue ignorando)

14 de outubro de 2020

E segue a novela do acordo comercial Mercosul-UE, em xeque nos últimos meses por conta da escalada do desmatamento e das queimadas no Brasil. Daniel Rittner informou no Valor que autoridades europeias alertaram o governo Bolsonaro de que apenas fatos novos, como a queda contínua e acentuada da destruição florestal, poderão impulsionar a ratificação do texto pelo bloco. Sem essa sinalização por parte do Brasil, aumenta a possibilidade do tratado ser analisado pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento Europeu apenas em 2021.

Por ora, o Brasil não parece sensível a essa demanda. Em visita a Lisboa, a ministra Tereza Cristina reafirmou que o acordo comercial “não representa qualquer ameaça” o meio ambiente no Brasil e destacou que Portugal (que presidirá a UE no próximo semestre) defende a aprovação rápida do texto, a despeito de países como França, Alemanha, Irlanda e Áustria terem manifestado reservas sobre essa possibilidade.

Na semana passada, um trecho do acordo Mercosul-UE foi vazado pelo Greenpeace alemão e deixou ambientalistas ainda mais desconfiados, já que ele não contém cláusulas que garantam o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris por parte de seus signatários. Para eles, isso deixa ainda mais claro que o acordo comercial entre os dois blocos não pode ser aprovado nas circunstâncias atuais e que ele precisa ser revisado e fortalecido em seus instrumentos de proteção ambiental.

 

ClimaInfo, 14 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar