Queimadas e ventos fortes causam “tempestade de cinzas” no Pantanal

Pantanal nuvem de cinzas

Anteontem, o Pantanal viveu seu Dust Bowl, com um paredão acinzentado cobrindo o horizonte na região da Serra do Amolar, no Mato Grosso do Sul. A nuvem de poeira se formou a partir de fortes ventos que sopraram cinzas da vegetação queimada e poeira do solo ressecado para o ar. Estadão e Folha mostraram imagens dessa “tempestade apocalíptica”.

Com o fracasso do poder público em proteger o Pantanal, um grupo de empresários está se organizando para criar um corredor privado de conservação, em uma área de mais de 150 mil hectares em Aquidauana (MS). Daniela Chiaretti contou sobre essa iniciativa no Valor e explicou que a intenção do projeto é criar um núcleo regional sustentável com a venda de créditos de carbono e de biodiversidade, além de aluguel de pastagens e ecoturismo.

Em tempo: E segue a novela sobre o uso de retardante químico pelo governo federal na Chapada dos Veadeiros. O governo de Goiás notificou o ICMBio, reclamando que o produto utilizado no último final de semana acabou sendo aplicado em uma parcela da Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, sob gestão estadual. As autoridades goianas reclamam que o Ibama e o ICMBio utilizaram um produto que não é autorizado em âmbito estadual e não notificaram antecipadamente sobre o uso dessa substância na APA. O Estadão deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 16 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)