Recuperação de 30% de áreas degradadas pode salvar mais de 70% das espécies ameaçadas e conter aquecimento

15 de outubro de 2020

Pesquisadores de 12 países fizeram um mapeamento dos ecossistemas globais para identificar o potencial de ações de conservação florestal para proteção de espécies de animais e absorção do carbono concentrado na atmosfera. Os resultados são promissores: segundo eles, a restauração de pelo menos 30% de áreas degradadas em regiões prioritárias do mundo pode evitar a extinção de mais de 70% das espécies de mamíferos, anfíbios e pássaros hoje sob risco, além de absorver quase metade do carbono emitido desde a Revolução Industrial (incríveis 466 bilhões de toneladas de dióxido de carbono). O estudo, liderado pelo brasileiro Bernardo Strassburg, foi publicado na revista Nature.

Pela proposta desenhada, a recuperação seria priorizada em áreas onde ela seria mais efetiva em termos de custo e de resultados para os serviços ambientais. O Brasil se destaca nesse ponto, com diversas regiões consideradas prioritárias nesse sentido, principalmente na Mata Atlântica, no sul e no leste da Amazônia e no Cerrado. Os pesquisadores estimaram que a recuperação de 15% dos 200 milhões de hectares de vegetação nativa convertidos no país (cerca de 30 milhões de hectares) nessas áreas estratégicas poderia salvar espécies como a onça-pintada e o mico-leão-dourado.

O estudo foi repercutido em veículos nacionais e internacionais, como Estadão, O Globo, Valor, The Independent e The New York Times.

 

ClimaInfo, 15 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar