TCU pede paralisação de compra e uso de retardante de fogo por Ibama

15 de outubro de 2020

Após o Estadão revelar a compra de 20 mil litros de retardante de fogo pelo ministério do meio ambiente e Ibama, em regime de urgência e sem licitação, o Ministério Público do Tribunal de Contas da União pediu a paralisação imediata da operação e solicitou a interrupção do uso desse produto até que a Corte analise o caso.

Também no Estadão, André Borges destacou que o Ibama ignorou seu próprio parecer técnico, que indicava os riscos do uso desse retardante químico, para autorizar a compra do produto. Esse parecer também foi repercutido na Folha, que assinalou que uma das observações feitas pelos especialistas do órgão era de que o uso do produto somente poderia ser feito em último caso – o que não era a situação na Chapada dos Veadeiros (GO), onde Salles participou da aplicação dessa substância em uma área onde o fogo já estava controlado. Esses pontos também foram abordados pelo Jornal Nacional (TV Globo).

Os moradores da região estão sendo forçados a uma quarentena, impedidos de beber água ou comer alimentos cultivados ou caçados nas áreas onde o produto foi aplicado por pelo menos 40 dias. De acordo com o professor da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Henke, a falta de clareza sobre os riscos do retardante está sendo ignorada pelo governo, que o trata como uma “bala de prata” no combate às queimadas.

 

ClimaInfo, 15 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar