Tsunâmis causadas por degelo do permafrost ameaçam Alasca

18 de outubro de 2020

O degelo do permafrost, a camada de solo congelado no Ártico, pode causar mudanças brutais na paisagem derrubando montanhas inteiras mar adentro – e, assim, causar tsunâmis. Isso já é uma preocupação no Alasca, como informa o Guardian: em 2015, um deslizamento de terra de uma encosta no fiorde de Taan levantou um paredão de água que avançou cerca de 193 metros nas terras vizinhas.

A reportagem destacou também um estudo publicado em julho que analisou 30 anos de imagens de satélite em áreas do Alasca e conseguiu correlacionar anos de temperaturas mais quentes com momentos de deslizamento de terra no Parque Nacional e Reserva de Wrangell-St. Elias e na Baía dos Glaciares.

Como essas mudanças geológicas são mais lentas e difíceis de prever, é muito difícil que possamos desenvolver algum mecanismo de alerta de tsunâmis causadas por deslizamentos de terra, ao menos da forma como existe atualmente para ondas gigantes causadas por terremotos e maremotos.

 

ClimaInfo, 19 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar