21 de outubro de 2020

Metade da população brasileira não tem acesso a rede de esgoto. A falta de saneamento básico amplificou tanto o número de infectados por COVID-19 quanto a gravidade da doença já que muitos não têm acesso nem a água limpa.

A relação entre água, esgoto e saúde é clara e conhecida: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada dólar investido em água e saneamento, economiza-se 4,3 dólares em saúde global. O que é preciso acrescentar a essa conta é a geração de empregos: cada bilhão investido em saneamento, por exemplo, gera 10 mil empregos apenas em obras.

O estudo feito para a iniciativa Retomada Verde Inclusiva, realizado pelo Instituto ClimaInfo, em parceria com o Observatório do Clima e o GT de Infraestrutura, apontou que 300 mil empregos podem ser gerados só se cumprindo o plano de saneamento já existente.

Ainda de acordo com a Agenda Urbana do Clima, desenvolvida pela sociedade civil e várias instituições, acelerar a expansão do saneamento básico, a partir de modelos de gestão inovadores, que ampliem o acesso à água potável e ao tratamento de esgoto, reforcem os sistemas de drenagem que captam e reutilizam a água de chuva, com grandes reflexos no bem-estar e na saúde da população e gerando empregos no setor da construção civil.

 

Programação

Data: 27 de outubro

Horário: 10h30

Inscrições para o webinar:

Link Zoom: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_D5tVNf_gT8Schd5yZ-tvFw

Assista pelo Youtube: https://youtu.be/ab3u5Geb2QU

 

Palestrantes:

 

Ruth OsórioCocôzap e ”Muda Maré – Educação Ambiental e Agricultura Urbana no Complexo do Maré”

Moradora do Parque Maré – Complexo da Maré, é técnica em Química Especializada em Meio Ambiente (IFRJ) e atualmente graduanda em Engenharia Ambiental na UFRJ. Atua há cinco anos na extensão universitária com o projeto “Muda Maré – Educação Ambiental e Agricultura Urbana no Complexo do Maré” e, desde 2019, no projeto Tecnologias Sociais em Assentamentos da Reforma Agrária. Desde agosto de 2020, integra a equipe do Cocôzap atuando na assistência à coordenação.

 

Paulo ShinjiColetivo GRITO

É pesquisador e ativista com mestrado em Estudos de Desenvolvimento pelo The Graduate Institute of International and Development Studies Geneva. Suas pesquisas exploram as relações entre água, saneamento, meio ambiente e pertencimento político. Paulo tem experiência apoiando a sociedade civil em temas de água, saneamento, meio ambiente, cidades e gênero. É um dos fundadores do Coletivo GRITO, uma associação sem fins lucrativos criado por um grupo de brasileiras(os) e demais cidadãos que vivem no exterior, que surgiu de forma espontânea no final do ano de 2018, em resposta ao momento político em que o Brasil estava e continua atravessando.

 

Ricardo Moretti – ONDAS e BrCidades

É professor do Programa de Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC. Integrante do ONDAS (Observatório Nacional dos Direitos a Água e ao Saneamento) e do BrCidades. Engenheiro civil, mestre em Engenharia de Solos e Doutor em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela USP.

 

 

ClimaInfo, 21 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar