Austrália: pesquisadores defendem criação de “visto climático” para atingidos pela elevação do nível do Pacífico

refugiados climáticos visto

As perspectivas de elevação do nível do mar nas próximas décadas, resultado da intensificação do aquecimento global, pressionarão cada vez mais os pequenos países insulares localizados no Oceano Pacífico. Por essa razão, um think tank australiano defendeu que o governo do país crie uma nova categoria de visto para cidadãos dessas nações ameaçadas, que poderão ser forçados a deixar suas casas em virtude do avanço da água salgada.

De acordo com análise feita por pesquisadores do Centro Kaldor para Direito Internacional sobre Refugiados da Universidade de New South Wales, a região da Ásia-Pacífico concentrou mais de 80% dos deslocamentos de pessoas causados por eventos climáticos extremos entre 2008 e 2018. Só em 2019, o número de pessoas forçadas a deixar suas terras por conta de desastres naturais foi três vezes maior que o de pessoas desabrigadas por conflitos armados. A perspectiva é de que esses movimentos se intensifiquem à medida que o nível do mar siga subindo e inundando essas ilhas. Nesse contexto, a Austrália será um ator fundamental para ajudar na recepção e no reassentamento dessas pessoas. Guardian e Reuters deram mais detalhes sobre a proposta.

Em tempo: Um estudo publicado ontem na revista Earth System Dynamics também analisa a questão da migração causada pela crise climática. Segundo o artigo, a mudança do clima pode fornecer incentivos adicionais para que centenas de milhões de pessoas deixem suas terras e migrem. Isso porque as áreas com as taxas de maior crescimento populacional nas próximas décadas tendem a ser mesmas que provavelmente serão as mais adversamente afetadas por eventos extremos.

 

ClimaInfo, 23 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)