Joga-se fora muito dinheiro pela falta de tratamento dos resíduos sólidos. Além de trazer graves problemas de saúde e aumentar a emergência climática, o setor poderia gerar postos de trabalho para a retomada econômica, conforme apontou o estudo Retomada Verde Inclusiva, realizado pelo Instituto ClimaInfo, em parceria com o Observatório do Clima e o GT de Infraestrutura.

O brasileiro gera mais de um quilo de resíduos sólidos por dia. Com cerca de 80% da população morando em cidades, o destino dado a essa montanha de material tem sido lixões e aterros, sendo que, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os lixões já deveriam ter desaparecido. Mais de 80% dele deveria ser aproveitado em compostagem, biodigestores e na reciclagem de metal, vidro, papel etc.

Os cidadãos podem fazer a primeira separação em casa. A indústria poderia dar conta das embalagens e outros descartes. Os milhares de catadoras/catadores organizados em cooperativas poderiam cuidar do restante. O resultado seriam empregos e matérias-primas, além da preservação ambiental porque nem os 20% de rejeito ocorreriam.

 

Programação:

Data: 29 de outubro

Horário: 10h30

Link Zoom: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_5gw60EQsQlWFs6aFpVnnqg

Assista pelo Youtube: https://youtu.be/KL14APnvaUg

 

Palestrantes: 

Valquíria Candido da Silva – Cooperpac e Comitê dos Catadores/as da Cidade de São Paulo

É  catadora e uma das fundadoras da Cooperpac  (Cooperativa de Catadores Seletivos do Parque Cocaia), uma cooperativa de catadores localizada em São Paulo. Também é membro do Comitê dos Catadores/as da Cidade de São Paulo. No Extremo Sul de São Paulo, Valquíria apostou no trabalho cooperativo para gerar renda.

 

Rodrigo Sabatini Instituto Lixo Zero

É presidente do Instituto Lixo Zero, palestrante internacional, especialista em inovação, sustentabilidade e gestão de comunidades. Rodrigo possui mais de dez anos de aplicação do conceito “lixo zero” em supermercados, escolas, hotéis, condomínios, comunidades, prefeituras, entre outros.

 


Vital Ribeiro – ONG Hospitais Saudáveis 

É membro da organização internacional Healthcare Without Harm (HCWH) e presidente do conselho da ONG Hospitais Saudáveis (PHS). Mestre em Administração de Empresas, Gestão em saúde, meio ambiente e sustentabilidade. Arquiteto e designer urbano, trabalha no Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo desde 1987, onde coordena o Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Assistência à Saúde. Consultor da UNESCO, ANVISA, Ministério da Saúde e Fundação Getúlio Vargas.

 

Tarcísio Paula PintoEspecialista em Gestão de Resíduos Sólidos

É arquiteto e urbanista, mestre em Arquitetura e Planejamento e doutor em Engenharia  pela Universidade de São Paulo. Presta consultoria em projetos de assessoria para a gestão de resíduos sólidos urbanos em diversos municípios brasileiros. Foi professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), consultor técnico do Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades, PNUD, OEA, UNESCO, CAIXA, BID, BIRD, BNDES, CBIC, entre outros, e coordenador de normas ABNT.

 

ClimaInfo, 22 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)