UE busca novos compromissos ambientais de Bolsonaro para avançar no acordo comercial com o Mercosul

acordo comercial Mercosul União Europeia

Mais um capítulo da novela em torno do acordo comercial Mercosul-União Europeia, avinagrado pelas críticas de governos europeus à devastação ambiental no Brasil. De acordo com o The Guardian, negociadores da Comissão Europeia estão trabalhando com representantes do governo Bolsonaro para adicionar novas provisões ambientais ao tratado, em uma tentativa de aplacar a oposição declarada de países como França, Áustria e Irlanda, que rejeitam a ratificação do texto, justificando a questão ambiental como impedimento.

O novo comissário da UE para comércio, Valdis Dombrovskis, reconheceu que a aprovação do acordo no curto prazo é improvável, mas defendeu que este siga na agenda do bloco.

No Globo Rural, o embaixador Rubens Barbosa e o ex-ministro Roberto Rodrigues reforçaram que, sem compromissos ambientais adicionais – e efetivos – por parte do Brasil, dificilmente o acordo com a UE irá para frente. Segundo Barbosa, a falta de avanço prático no tema, depois de meses de críticas e pressão internacional sobre o país, azeda ainda mais o mau humor externo com Brasília.

Esta impressão não foge ao radar do Itamaraty: o Valor citou o diretor do departamento de promoção do agronegócio da pasta, Alexandre Ghisleni, quem afirmou que as críticas internacionais seguirão na pauta de investidores e governos estrangeiros com o Brasil. Ghisleni indicou também que a má-fama já atrapalha os interesses nacionais.

Em tempo: Para o HuffPost, o teste de fogo da diplomacia climática de Joe Biden, caso vença a disputa contra Trump no dia 3 de novembro, não será a China ou a União Europeia – mas sim o Brasil. Não é à toa que o país vem sendo citado repetidas vezes por Biden quando questionado sobre mudança do clima. Isso levanta dúvidas em Washington e em Brasília sobre o peso que essa questão poderá ter no relacionamento bilateral: se Biden colocar mesmo o clima no centro da agenda externa dos EUA, o governo Bolsonaro pode perder muito mais do que um simples presidente amigo na Casa Branca.

 

ClimaInfo, 22 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)