Amazônia: queimadas de 2020 já superam total do ano passado

desmatamento Floresta Amazônica 2020

Enquanto os ministros perdem tempo com politicagem barata em Brasília, a Floresta Amazônica experimenta um ano particularmente destrutivo: segundo o INPE, a Amazônia já registrou mais queimadas nesses quase 10 meses de 2020 do que nos 12 meses de 2019. Entre 1º de janeiro e 22 de outubro, o bioma registrou 89.604 focos de incêndio, número superior aos 89.176 observados no ano passado. Só nos primeiros 22 dias de outubro, o total de focos (13.574) já é 73% superior ao registrado nos 31 dias do mesmo mês de 2019. O avanço do fogo acontece mesmo com a atuação das Forças Armadas na região, presentes desde maio por meio da Operação Verde Brasil 2.

No G1, Carolina Dantas e Ricardo Gallo mostraram que a rota aérea Manaus-Boa Vista, citada por Bolsonaro na semana passada ao defender que a Amazônia “não pega fogo”, passa por cima de áreas que acumularam mais de 20 mil hectares de desmatamento entre agosto de 2018 e julho de 2019, além do município com mais focos de queimadas neste ano em Roraima, Rorainópolis (257 focos até 22/10).

A explosão das queimadas na Amazônia foi destaque em diversos veículos, com manchetes de Estadão, Folha, O Globo e Jornal Nacional.

Em tempo 1: Pressionado dentro e fora do Brasil por conta do aumento do desmatamento da Amazônia, Mourão tirou de sua cartola a meta de reduzir o ritmo de destruição da floresta em 50% até 2023. A promessa foi feita durante reunião com representantes de oito países europeus. Questionado sobre a viabilidade da meta, o vice disse que o governo fará o “impossível” para que isso aconteça. Estadão e O Globo repercutiram o anúncio.

Em tempo 2: N’O Globo, Renato Grandelle destacou o resultado de um levantamento recente feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que indicou que a esmagadora maioria (94%) dos recursos reservados para controle de fogo em Unidades Federais de Conservação é utilizada apenas quando o fogo já está acontecendo – ou seja, meros 6% do valor são aplicados em medidas de prevenção aos incêndios. O estudo analisou dados sobre brigadistas e orçamento para incêndios florestais do ICMBio entre 2012 e 2016, considerando as áreas localizadas na Amazônia e no Pantanal.

 

ClimaInfo, 26 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)