Cientistas criam método para conversão de plástico em hidrogênio

26 de outubro de 2020

Pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido, em parceria com cientistas chineses e sauditas, desenvolveram um método para converter resíduos de plástico em hidrogênio que pode ser usado como combustível limpo. A conversão foi feita a partir de um novo tipo de catálise realizada por microondas, que permite retirar o hidrogênio dos polímeros. De acordo com os autores, o processo representa uma solução potencialmente atraente para o problema dos resíduos plásticos: ao invés de poluir a terra e os oceanos, os plásticos podem ser utilizados como matéria-prima valiosa para a produção de hidrogênio limpo e produtos de carbono com valor agregado.

No processo, o plástico é pulverizado e misturado mecanicamente com um catalisador suscetível a microondas de óxidos de ferro e alumínio. Em seguida, ele é submetido a tratamento de microondas, criando um grande volume de gás hidrogênio e materiais residuais. Isso permitiria extrair mais de 97% do hidrogênio presente no plástico em um curto espaço de tempo.

O estudo que sintetizou essas descobertas foi publicado na revista Nature Catalysis.

 

ClimaInfo, 26 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar