Com degelo, arqueólogos correm contra o tempo para recuperar tesouros antes congelados

peças arqueológicas degelo

O recuo de geleiras e coberturas de neve ao redor do mundo, decorrente do aumento da temperatura média global nas últimas décadas, está expondo peças arqueológicas que passaram milhares de anos escondidas sob o gelo. Isso tem causado uma verdadeira corrida de arqueólogos e pesquisadores para recuperarem esses itens, antes que aventureiros e o próprio clima destruam as peças.

A BBC trouxe o trabalho de alguns desses pesquisadores, que buscam por possíveis tesouros arqueológicos na região das Montanhas Rochosas, nos EUA. As peças reveladas pelo degelo incluem desde ossos de homens e animais, pontas de lança e tigelas de pedra até artefatos mais delicados, como flechas de madeira, couro e outros materiais orgânicos que passaram milênios sendo preservados pelo gelo.

Em tempo: Pela 1ª vez desde o início dos registros científicos, a principal área de formação de gelo marinho no Ártico siberiano ainda não começou a congelar no final de outubro. Segundo cientistas, o atraso no congelamento do Mar de Laptev decorre do calor que continua afligindo o norte da Rússia e do avanço de correntes de água mais quente vinda do Oceano Atlântico. O Guardian deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 26 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)