Desmatamento e garimpo ilegal levaram pandemia a aldeias indígenas na Amazônia

26 de outubro de 2020

Os resultados de uma pesquisa inédita sobre os caminhos que o novo coronavírus tomou para adentrar em aldeias indígenas nos lugares mais remotos do Brasil não surpreendem: o avanço do desmatamento e do garimpo ilegais é um dos principais vetores de contágio, especialmente na Amazônia. O estudo, divulgado pela Folha, cruzou dados do ministério da saúde com informações diárias do sistema DETER, operado pelo INPE. A análise, feita em mais de 5 mil municípios, mostrou que pelo menos 22% de todos os casos de COVID-19 confirmados em Povos Indígenas até 31 de agosto passado estão relacionados com essas atividades criminosas. Nos municípios que registram desmatamento e garimpo ilegal, os casos do novo coronavírus sobem quase 180%, em média.

O estudo foi publicado pelo economista Humberto Laudares, da Universidade de Genebra (Suíça), no boletim Covid Economics, editado pelo Centre for Economic Policy Research. Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), até ontem (26/10) 37.777 casos de COVID-19 tinham sido registrados em 158 Povos Indígenas, causando a morte de 862 pessoas desde o começo da pandemia.

Enquanto isso, o governo Bolsonaro pretende eliminar a meta que exige da Funai ações de proteção a Direitos Indígenas em 100% das comunidades no Brasil, prevista no plano plurianual da União para 2020-2013. Segundo a Folha, o ministério da justiça argumenta que esse percentual seria “audacioso e inexequível” e propôs inicialmente que ele fosse revisado para apenas 40% das comunidades; depois de cobranças da pasta da economia, a nova meta proposta é de 80%.

Em tempo: A Reuters informou que o Ministério Público Federal (MPF) e organizações da sociedade civil pediram ao Tribunal de Contas da União (TCU) a paralisação do processo de licitação da Ferrogrão, um dos principais projetos de infraestrutura do governo federal. De acordo com o pedido, a União não realizou consulta pública aos Povos Indígenas que serão afetados pela obra e pela operação da ferrovia.

 

ClimaInfo, 27 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar