Sociedade civil traz crise climática para agenda eleitoral nos municípios

Agenda Urbana do Clima

Uma coalizão de 24 organizações da sociedade civil se mobilizou para levar a crise climática para o debate público nas eleições municipais deste ano. A ideia é conscientizar eleitores e candidatos sobre a importância do tema e formar um grupo de lideranças municipais que fomente esse debate durante a campanha eleitoral e, eventualmente, nas prefeituras e Câmaras municipais a partir de janeiro.

A Agenda Urbana pelo Clima traça diretrizes básicas para ação climática no contexto das cidades, baseados nos pilares de saúde, emprego e mobilidade. Ela define também 10 ações prioritárias, que vão desde planejamento e governança até eficiência energética, gestão de resíduos sólidos, transporte público e resposta a desastres naturais. O Valor deu mais detalhes sobre a iniciativa, que conta também com o apoio do ClimaInfo.

Em tempo: Outra iniciativa que busca inserir questões de meio ambiente e sustentabilidade no debate eleitoral é a Agenda Propositiva para a Cidade de São Paulo: Mobilidade e Clima, lançada por um grupo de sete organizações da sociedade civil no último dia 10.  Dentre as principais propostas, destacam-se a regionalização do investimento em mobilidade, programas e incentivos para o transporte cicloviário, políticas de segurança no trânsito, metas e fiscalização sobre emissão de poluentes por veículos à combustão, além da construção de corredores e faixas de ônibus e o desestímulo ao uso de automóveis.

 

ClimaInfo, 27 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)