Fundo Amazônia tem quase R$ 3 bi parados e sem aplicação

Fundo Amazônia

O Globo destacou as falas de Suely Araújo e Márcio Astrini, do Observatório do Clima, explicando a situação dramática vivida pelo Fundo Amazônia ao Supremo Tribunal Federal (STF), na continuidade da audiência pública sobre o fundo realizada na 2ª feira passada (26/10): mesmo com R$ 2,9 bilhões disponíveis, ele segue parado, sem aprovar nenhum projeto novo, como resultado de mudanças na estrutura de governança do Fundo realizadas sem a anuência dos países doadores. Já o G1 repercutiu também a fala do representante do BNDES, Petrônio Cançado, que destacou o cuidado e o rigor do processo de análise, aprovação e acompanhamento dos projetos por parte da instituição, responsável pela aplicação dos recursos – o que vai contra a fala de Salles, que afirmou que a maior parte dos projetos tem impactos insignificantes e muitas irregularidades.

O Estadão mostrou que um relatório do Escritório do Auditor Geral da Noruega, de 2018, que foi citado pelo ministério do meio ambiente para criticar o Fundo Amazônia por supostas irregularidades foi rejeitado pelo Parlamento norueguês. O documento em questão colocou em dúvida a eficácia dos desembolsos financeiros do país a projetos de REDD+, mas foi rebatido por parlamentares e pelo governo norueguês, que ressaltaram o efeito positivo desses recursos no combate ao desmatamento.

Em tempo 1: Repercutindo a prorrogação da Operação Verde Brasil 2 no combate ao desmatamento e às queimadas na Amazônia, o Valor destacou que o mal estar causado pela crise entre Salles e Luiz Eduardo Ramos ainda não está totalmente superado entre os militares, que reclamam da “humilhação pública” sofrida pelo general na briga com o ministro do meio ambiente.

Em tempo 2: Enquanto Bolsonaro torce por uma reeleição de Donald Trump nos EUA, o embaixador do Brasil em Washington já ensaia uma tentativa de aproximação com Joe Biden. À BBC Brasil, Nestor Forster afirmou ver com bons olhos a proposta do candidato democrata de levantar recursos para financiar a proteção da Amazônia. “Qualquer iniciativa que possa nos trazer algo para nos ajudar nessa área é bem-vinda”, disse o embaixador.

 

ClimaInfo, 28 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)