Fundo Amazônia tem quase R$ 3 bi parados e sem aplicação

28 de outubro de 2020

O Globo destacou as falas de Suely Araújo e Márcio Astrini, do Observatório do Clima, explicando a situação dramática vivida pelo Fundo Amazônia ao Supremo Tribunal Federal (STF), na continuidade da audiência pública sobre o fundo realizada na 2ª feira passada (26/10): mesmo com R$ 2,9 bilhões disponíveis, ele segue parado, sem aprovar nenhum projeto novo, como resultado de mudanças na estrutura de governança do Fundo realizadas sem a anuência dos países doadores. Já o G1 repercutiu também a fala do representante do BNDES, Petrônio Cançado, que destacou o cuidado e o rigor do processo de análise, aprovação e acompanhamento dos projetos por parte da instituição, responsável pela aplicação dos recursos – o que vai contra a fala de Salles, que afirmou que a maior parte dos projetos tem impactos insignificantes e muitas irregularidades.

O Estadão mostrou que um relatório do Escritório do Auditor Geral da Noruega, de 2018, que foi citado pelo ministério do meio ambiente para criticar o Fundo Amazônia por supostas irregularidades foi rejeitado pelo Parlamento norueguês. O documento em questão colocou em dúvida a eficácia dos desembolsos financeiros do país a projetos de REDD+, mas foi rebatido por parlamentares e pelo governo norueguês, que ressaltaram o efeito positivo desses recursos no combate ao desmatamento.

Em tempo 1: Repercutindo a prorrogação da Operação Verde Brasil 2 no combate ao desmatamento e às queimadas na Amazônia, o Valor destacou que o mal estar causado pela crise entre Salles e Luiz Eduardo Ramos ainda não está totalmente superado entre os militares, que reclamam da “humilhação pública” sofrida pelo general na briga com o ministro do meio ambiente.

Em tempo 2: Enquanto Bolsonaro torce por uma reeleição de Donald Trump nos EUA, o embaixador do Brasil em Washington já ensaia uma tentativa de aproximação com Joe Biden. À BBC Brasil, Nestor Forster afirmou ver com bons olhos a proposta do candidato democrata de levantar recursos para financiar a proteção da Amazônia. “Qualquer iniciativa que possa nos trazer algo para nos ajudar nessa área é bem-vinda”, disse o embaixador.

 

ClimaInfo, 28 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar