Ministra Rosa Weber suspende decisão do CONAMA que derrubou regras de proteção a mangues e restingas

30 de outubro de 2020

Em decisão liminar, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a validade da resolução aprovada no mês passado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que extinguiu regras que protegiam áreas de restingas e manguezais no litoral brasileiro. A ação foi impetrada pelos partidos PSB e Rede Sustentabilidade. Dessa forma, ao menos até a apreciação do caso pelos demais ministros da Corte, as resoluções 302 e 303 voltam a valer. No entanto, a ministra indeferiu um segundo pedido feito pelos partidos, que requeriam também a suspensão de outra resolução do CONAMA que permitiu a incineração de resíduos de agrotóxicos em fornos utilizados para a produção de cimento. Não há prazo para que essa questão seja analisada pelo STF.

A decisão da ministra Weber foi repercutida por Deutsche Welle, Estadão, Folha, O Globo, Reuters, UOL e Valor, entre outros.

 

ClimaInfo, 30 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar