Relatório: Fundos não oferecem informações claras sobre riscos climáticos de investimentos a seus clientes

Fundos

Relatório publicado ontem (29/10) pela Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras relacionadas ao Clima (TCFD, em inglês) destacou que o número de empresas interessadas em divulgar informações sobre riscos climáticos associados aos seus negócios cresceu no último ano. No entanto, a clareza sobre essas informações por parte de gestores de fundos de investimentos com seus clientes ainda é problemática.

De acordo com o levantamento, mais de 1,5 mil organizações manifestaram apoio público às orientações da TCFD para divulgação financeira de riscos climáticos, o que representa um aumento de mais de 85% desde 2019. Esse apoio é mais significativo entre empresas estatais, sendo que quase 60% das 100 maiores companhias desse tipo do mundo declararam interesse em seguir ou efetivamente seguiram as recomendações da Força-Tarefa. Em termos gerais, os setores de energia e materiais de construção e construção civil se destacaram, com nível de divulgação de 40% e 30%, respectivamente.

Um obstáculo para o avanço dessa pauta, entretanto, está na comunicação dessas informações por parte de gestores de investimentos para seus clientes. O documento destacou que esse é um ponto importante, dado o papel que esses gestores desempenham na alocação do capital; por isso, eles precisam não apenas cobrar das empresas dados sobre risco climático, mas também providenciar o fornecimento deles para os investidores propriamente ditos.

Bloomberg, Financial Times e Reuters deram mais detalhes sobre esse relatório.

 

ClimaInfo, 30 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)