Tempestades tropicais avançam em novembro e marcam temporada histórica em 2020

tempestades tropicais

Novembro não costuma ser um mês com muitas tempestades tropicais no hemisfério norte, por conta da queda das temperaturas decorrente da chegada das estações frias. No entanto, a temporada 2020 segue intensa tanto no Sudeste Asiático como na região do Caribe e do Golfo do México.

O ciclone mais poderoso já registrado neste ano, o tufão Goni, atingiu as Filipinas no último final de semana e se aproxima do Vietnã. Com ventos de 310 km/h, a tempestade deixou 20 mortos nas ilhas filipinas, de acordo com a Reuters. No sábado, autoridades locais retiraram quase um milhão de moradores da ilha de Luzon, uma das mais atingidas pelo Goni. BBC, Bloomberg e South China Morning Post deram mais informações.

Já no Caribe, o furacão Eta atingiu a categoria 4 ontem (2/11), enquanto se aproximava da costa leste da Nicarágua. Eta é a 28ª tempestade nomeada e o 12º furacão da temporada 2020, que empata com a de 2005 na condição de a mais intensa da história. No entanto, meteorologistas especulam que, mesmo com as temperaturas mais frias, é possível que uma ou duas tempestades ainda aconteçam neste ano. CNN, Bloomberg, NY Times, Reuters e Washington Post repercutiram a chegada do Eta.

 

ClimaInfo, 3 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)