Governadores querem assumir protagonismo de agenda climática no Brasil

3 de novembro de 2020

Governadores de 11 estados brasileiros se reuniram na última 5ª feira (29/10) para firmar carta-compromisso em favor de uma recuperação econômica “verde” para o Brasil, com foco no enfrentamento da crise climática. A aliança Governadores pelo Clima, puxada pelo Centro Brasil no Clima (CBC), pretende servir como espaço suprapartidário para apoiar e impulsionar ações por parte dos estados para viabilizar os objetivos brasileiros de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) sob o Acordo de Paris.

Na carta, os signatários ressaltam a importância do combate firme ao desmatamento e às queimadas ilegais, a promoção de energias limpas, a redução da queima de combustíveis fósseis, o aumento do uso de biocombustível, a eletrificação da mobilidade e o incentivo à agricultura de baixo carbono. Os governadores de Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins subscreveram o documento. Juntos, esses estados representam 58% das emissões de GEE do Brasil. O Valor detalhou o lançamento.

Em tempo: Os estudos do WRI Brasil e do Instituto ClimaInfo mostrando caminhos para a retomada verde da economia foram tema de matéria do Repórter Eco: a partir do minuto 12’28’’ no YouTube.

 

ClimaInfo, 3 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar