Governadores querem assumir protagonismo de agenda climática no Brasil

governadores carta

Governadores de 11 estados brasileiros se reuniram na última 5ª feira (29/10) para firmar carta-compromisso em favor de uma recuperação econômica “verde” para o Brasil, com foco no enfrentamento da crise climática. A aliança Governadores pelo Clima, puxada pelo Centro Brasil no Clima (CBC), pretende servir como espaço suprapartidário para apoiar e impulsionar ações por parte dos estados para viabilizar os objetivos brasileiros de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) sob o Acordo de Paris.

Na carta, os signatários ressaltam a importância do combate firme ao desmatamento e às queimadas ilegais, a promoção de energias limpas, a redução da queima de combustíveis fósseis, o aumento do uso de biocombustível, a eletrificação da mobilidade e o incentivo à agricultura de baixo carbono. Os governadores de Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins subscreveram o documento. Juntos, esses estados representam 58% das emissões de GEE do Brasil. O Valor detalhou o lançamento.

Em tempo: Os estudos do WRI Brasil e do Instituto ClimaInfo mostrando caminhos para a retomada verde da economia foram tema de matéria do Repórter Eco: a partir do minuto 12’28’’ no YouTube.

 

ClimaInfo, 3 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)