Pesquisa: 98% dos brasileiros se dizem preocupados com meio ambiente

Pesquisa meio ambiente

Depois de sucessivas crises ambientais, os brasileiros parecem ter entrado em um dos poucos consensos possíveis neste país em 2020: a situação do meio ambiente é preocupante. Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta 3ª feira (3/11) mostrou que 98% da população se diz preocupada com o meio ambiente, em particular com a questão da Amazônia; para 95% dos entrevistados, é possível alinhar progresso econômico com a conservação florestal da região.

Outros dados apoiam essa percepção. Seis em cada dez entrevistados afirmaram que as queimadas são a maior ameaça ambiental no Brasil, sendo que 77% acreditam que o país deveria destinar mais áreas para proteção ambiental. Em termos de responsabilidades, o desempenho do poder público é visto de forma negativa pelos brasileiros, que rejeitam majoritariamente a atuação da União (35% entre ruim e péssima) e do Congresso Nacional (40%). A atuação de fazendeiros e pecuaristas é ainda mais impopular (42%). Na outra ponta, índios, ribeirinhos e quilombolas são bem avaliados pela população, com 58% de bom/ótimo, seguidos por ONGs ambientalistas (47%) e universidade e acadêmicos (39%).

Os resultados da pesquisa foram abordados por diversos veículos, com destaques nos Estadão, O Globo, Poder360 e Veja.

Em tempo: Enquanto a população se mostra preocupada com a situação ambiental do Brasil, Jair Bolsonaro (ou o filho dele, Carlos) está mais interessado em  conspiracionismo barato. Em posts nas redes sociais do presidente especulou-se sobre a possibilidade de uma “interferência externa” no Brasil, insinuando que interesses estrangeiros na Amazônia poderiam prejudicar a soberania do país na região. Ele também sugeriu que esses mesmos interesses poderiam estar operando nos EUA para interferir no resultado das eleições presidenciais de ontem. Vá entender… Estadão, Folha e O Globo repercutiram o conspiracionismo presidencial.

 

ClimaInfo, 4 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)