Poeira pode estar acelerando derretimento da neve no Himalaia

Poeira Himalaia

Um estudo publicado pela Nature Climate Change no mês passado sugere que a cobertura de gelo nas montanhas do Himalaia estão derretendo não apenas por causa do aquecimento do planeta, mas também como efeito da poeira que as correntes de ar levam para essas áreas. Segundo a análise, a poeira intensificada pelas atividades humanas em diversas pontos da Ásia e até mesmo da África está chegando aos pontos mais altos das montanhas, mesclando-se com o gelo e escurecendo essas áreas. Isso acaba reduzindo a refletividade da neve, fazendo com que ela absorva mais calor e derreta mais rápido.

Nos últimos 30 anos, a massa total de neve nas montanhas altas da Ásia, que incluem o Himalaia, o Hindu Kush e o Karakoram, diminuiu consideravelmente, o que ameaça o abastecimento hídrico de cerca de 700 milhões de pessoas no sul do continente. The Guardian deu mais detalhes sobre o estudo.

Em tempo: Enquanto isso, mais ao norte, o governo da Rússia espera ansiosamente pela expansão das atividades de extração de petróleo e gás natural no Ártico. Segundo The Barent Observer, um documento assinado pelo presidente Vladimir Putin na semana passada prevê produzir até 91 milhões de toneladas de gás natural liquefeito (GNL) por ano até 2015, além de um aumento de 26% na produção nacional de petróleo, com a abertura de novas áreas de exploração no norte do país. Moscou também espera que, com o recuo do gelo no Ártico, a abertura da Rota do Mar do Norte facilite o transporte desse combustível para outros mercados.

 

ClimaInfo, 5 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)