Eleição nos EUA: Bolsonaro torce por Trump, e Mourão diz que política ambiental não será afetada por vitória de Biden

EUA eleições

O governo Bolsonaro espera ansioso pela conclusão da apuração dos votos nos EUA. Até a finalização dessa nota, Joe Biden estava na frente nos estados-chave ainda pendentes, mais próximo de uma vitória do que Trump.

Aliado ideológico e “fã” do atual presidente norte-americano, Bolsonaro reforçou ontem (4/11) sua torcida em favor do republicano e, mais uma vez, acusou Biden de tentar interferir na soberania do Brasil na Amazônia. Ao mesmo tempo, Mourão preferiu o comedimento ao comentar a disputa nos EUA: para o vice-presidente, o resultado da eleição não vai alterar a política ambiental brasileira. “Nossa relação é de Estado para Estado, havendo simpatias ou não”.

De toda maneira, mudanças poderão acontecer em Brasília caso Biden realmente seja eleito nos EUA. No G1, Andréia Sadi informou que integrantes do governo federal especulam uma eventual mudança de Ricardo Salles, saindo do meio ambiente e indo para alguma outra pasta ou cargo no Planalto. O chanceler Ernesto Araújo, que adora filosofar sobre sua simpatia a Trump, também pode enfrentar pressão para sair do comando do Itamaraty.

Folha, Reuters e Valor destacaram as falas de Bolsonaro e Mourão.

 

ClimaInfo, 5 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)