Europa viveu outubro mais quente já registrado

outubro mais quente

De acordo com a agência europeia de observação do planeta, a Copernicus, o mês passado foi o outubro mais quente já registrado no continente, com temperatura média cerca de 1,6°C acima da média histórica para o período. No mundo, a temperatura foi 0,62°C acima da média para outubro, que foi o 3º mais quente registrado.

Partes dos norte e leste de Europa, Sibéria, Alasca e Tibete experimentaram temperaturas particularmente anormais, enquanto ondas de calor continuaram a ser sentidas em partes da América do Sul e da África. Já na América do Norte, os registros foram mais baixos que a média histórica. Outubro também foi o 4º mês consecutivo sem gelo ou com pouco gelo ao longo da Rota do Mar do Norte, que percorre o litoral ártico da Rússia. Bloomberg e Independent destacaram essa notícia.

Em tempo: Poucos dias após a passagem do supertufão Goni, as Filipinas se preparam para receber outra tempestade tropical. A previsão é de que a tempestade Atsani atinja as ilhas ao norte, com intensidade de 120 km/h, nesta 6ª feira. Espera-se que Atsani avance e chegue ao Vietnã (outro país atingido pelo Goni) no final de semana.

 

ClimaInfo, 6 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)