Maior iceberg do mundo ameaça santuário de pinguins no Atlântico Sul

iceberg Antlântico Sul

Há três anos vagando pelo mar, o iceberg A68, o maior do mundo, está se distanciando da Antártida e se aproximando perigosamente da ilha da Geórgia do Sul, território ultramarino do Reino Unido no Atlântico Sul e um dos maiores santuários de pinguins do mundo. Ambientalistas e especialistas estimam que isso pode causar um desastre biológico na ilha.

Com uma área equivalente a três vezes a da cidade de São Paulo, o A68 é uma massa gigante de gelo que pesa algumas centenas de bilhões de toneladas. No entanto, por conta de sua espessura ser relativamente pequena (200 metros), ele conseguir flutuar com mais facilidade. O principal risco do A68 é que ele fique um período prolongado encalhado na ilha, o que poderia desencadear impactos diversos à vida selvagem da Geórgia do Sul. BBC abordou essa notícia.

Em tempo: Um casal de irlandeses encontrou um tubo metálico perdido em uma praia no condado de Donegal, no norte da ilha. Ao abri-lo, a surpresa: ele se tratava de uma “cápsula do tempo” depositada em 2018 por passageiros e tripulação de um navio quebra-gelo no Polo Norte. O cilindro viajou cerca de 3,7 mil km, provavelmente liberado por conta do degelo crescente no Ártico. The Guardian contou essa história

 

ClimaInfo, 6 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)