Alimentação global precisa ser “reimaginada” para conter emissões de carbono do setor

8 de novembro de 2020

Alimentação global: um trabalho publicado na semana passada na Science argumentou que, mesmo que o mundo parasse de queimar combustíveis fósseis imediatamente, as emissões cumulativas de gases de efeito estufa ainda podem nos levar a um cenário de aquecimento muito acima das metas de temperatura do Acordo de Paris. O motivo? Nosso modelo de produção e consumo de alimentos.

De acordo com o pesquisador David Tilman, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, EUA, o crescimento populacional e a dieta alimentar seguida pela maior parte da humanidade estão impulsionando processos produtivos que geram e liberam quantidades maciças e crescentes de CO2, metano e outros gases para a atmosfera. Se isso não for solucionado, as emissões agrícolas sozinhas poderão fazer com que a temperatura média global se eleve até 2050 em mais de 1,5°C  com relação aos níveis de temperatura pré-industriais.

Além do fim da energia fóssil, o mundo precisa discutir o quanto antes um novo modelo de produção e consumo de alimentos que diminua a pegada de carbono da alimentação global. O estudo sugere uma mudança para dietas mais ricas em vegetais, que são mais saudáveis, ao mesmo tempo em que diminuem a demanda por carne bovina e outras. Isso, por sua vez, reduziria a pressão sobre as florestas, que hoje são derrubadas para dar espaço à pastagem e à produção de grãos para alimentação de rebanhos confinados.

O estudo foi repercutido por Associated Press, Guardian, Independent, e NY Times.

 

ClimaInfo, 9 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar