Energias renováveis batem recorde de crescimento em 2020, indica IEA

Energias renováveis

As energias renováveis, em contraste com os combustíveis fósseis, que experimentaram um ano particularmente negativo,  tiveram crescimento recorde em novas instalações em 2020. De acordo com novo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês), quase 90% da nova geração de eletricidade este ano terá como base as fontes renováveis, um crescimento de 4% em comparação com 2019. Na geração elétrica, fontes renováveis tiveram um desempenho 7% superior, mesmo com a queda de 5% na demanda global por energia.

O relatório sugeriu também que as capacidades eólica e solar deverão dobrar nos próximos cinco anos, superando assim as do gás e do carvão.  Assim espera-se que a geração renovável de energia como um todo substituirá o carvão como a maior fonte de energia do mundo até 2025. Ao todo, a geração de eletricidade por fonte renovável pode chegar a 9.745 terawatts-hora (TWh), o que equivale à demanda combinada da China e da União Europeia.

Guardian e Reuters destacaram os números da IEA e Carbon Brief deu mais detalhes sobre esses dados.

Em tempo: A Peabody Energy, maior produtora mundial de carvão, alertou seus acionistas e investidores para o risco de falência em virtude da instabilidade vivida pelo setor do carvão nos últimos tempos, aprofundada com a queda brutal nos preços da energia durante a pandemia. No 3º trimestre, a mineradora relatou prejuízo de US$ 67,2 milhões, com queda de 23% nas vendas de carvão. Pela 2ª vez em cinco anos, a empresa se esforça para convencer seus credores a flexibilizar a cobrança de suas dívidas. Financial Times e Forbes repercutiram essa notícia.

 

ClimaInfo, 11 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)