Toshiba e Siemens se distanciam de novos projetos de energia a carvão

11 de novembro de 2020

Toshiba e a Siemens, duas das últimas fornecedoras de equipamentos para usinas térmicas a carvão anunciaram que não aceitarão mais encomendas. As empresas seguem os passos mais sustentáveis de outras grandes, como a Mitsubishi. Elas disseram que entregarão as encomendas já feitas e cumprirão os contratos de manutenção e de garantias existentes. À parte de sair bem nas fotos, a pandemia deve ter ajudados os dirigentes a tomarem esta decisão: a queda na demanda de eletricidade no mundo todo, fez cancelar ou adiar sine die investimentos em novas térmicas a carvão. Por conta disso, a Siemens havia anunciado uma queda de 11% nas receitas no 3º trimestre. A boa notícia, no entanto, eenergia e pastá longe de ser completa. As encomendas existentes e, principalmente, os contratos de reparos e manutenção, devem sustentar as áreas de carvão dessa empresas. Isso sem falar nas usinas chinesas – existentes e em construção – que manterão o carvão por mais um bom tempo. A Bloomberg também comentou o anúncio da Toshiba, e a Power Engineering a da Siemens.

Em tempo: Ontem, depois do anúncio da Pfizer e da BioNTech sobre o progresso com a vacina contra a COVID, o preço do barril de petróleo deu um pulinho e atingiu US$ 45, o maior valor desde agosto. No entanto, a OPEP anda meio pessimista e vê a demanda crescendo muito lentamente no ano que vem. Ela atualizou sua projeção de um mês atrás e reduziu a demanda prevista em 5%. O que significa que o preço do barril deve seguir baixo. Isso atinge em cheio o valor das petroleiras e ajuda a manter o gás de folhelho enterrado nos EUA e na vizinha Argentina.

 

ClimaInfo, 12 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar