Bolsonaro: menor e mais isolado

cansado de show

Além das eleições municipais, outro destaque do noticiário deste final de semana foi o recado das Forças Armadas ao seu chefe, o presidente da República. Em uma nota conjunta, Exército, Marinha e Aeronáutica declararam que não se envolvem em questões “partidárias”. Mas para ter certeza que o recado chegaria a Bolsonaro, alguns generais também usaram seu meio de comunicação preferido: as redes sociais. Sem nominá-lo, os generais Santos Cruz e Paulo Chagas classificam Bolsonaro de “arrogante e “fanfarrão”.

As mensagens foram disparadas com diferença de pouco mais de meia hora cada uma e segundo o jornalista Vicente Nunes, do Correio Braziliense, a ação orquestrada veio de um acerto entre militares descontentes com o presidente depois das rusgas públicas com seu vice, o general Hamilton Mourão – quem, na hierarquia militar, lhe é superior. Ainda segundo Vicente Nunes, com aconselhamento do general Villas Bôas, está em curso a montagem de uma estratégia para conter arroubos presidenciais, que têm aumentado o descontentamento entre militares.

Dependendo do resultado das urnas, talvez o descontentamento de alguns setores do Congresso também aumente. Rodrigo Maia, presidente da Câmara, avalia que depois da votação expressiva de 2018, Bolsonaro estaria voltando “ao tamanho normal”.

O UOL repercutiu a fala.

 

ClimaInfo, 16 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)