Bolsonaro: menor e mais isolado

16 de novembro de 2020

Além das eleições municipais, outro destaque do noticiário deste final de semana foi o recado das Forças Armadas ao seu chefe, o presidente da República. Em uma nota conjunta, Exército, Marinha e Aeronáutica declararam que não se envolvem em questões “partidárias”. Mas para ter certeza que o recado chegaria a Bolsonaro, alguns generais também usaram seu meio de comunicação preferido: as redes sociais. Sem nominá-lo, os generais Santos Cruz e Paulo Chagas classificam Bolsonaro de “arrogante e “fanfarrão”.

As mensagens foram disparadas com diferença de pouco mais de meia hora cada uma e segundo o jornalista Vicente Nunes, do Correio Braziliense, a ação orquestrada veio de um acerto entre militares descontentes com o presidente depois das rusgas públicas com seu vice, o general Hamilton Mourão – quem, na hierarquia militar, lhe é superior. Ainda segundo Vicente Nunes, com aconselhamento do general Villas Bôas, está em curso a montagem de uma estratégia para conter arroubos presidenciais, que têm aumentado o descontentamento entre militares.

Dependendo do resultado das urnas, talvez o descontentamento de alguns setores do Congresso também aumente. Rodrigo Maia, presidente da Câmara, avalia que depois da votação expressiva de 2018, Bolsonaro estaria voltando “ao tamanho normal”.

O UOL repercutiu a fala.

 

ClimaInfo, 16 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar