A lenta agonia do REDD+ no Brasil

17 de novembro de 2020

As Reduções das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) são um conceito que associa compensação financeira correspondente às emissões evitadas, ou seja, que tem como base o benefício por manutenção da floresta em pé. O mecanismo foi apresentado na COP11, de Montreal (Canadá) há 15 anos. De lá para cá, muitos projetos não saíram do papel diante de impasses, da falta de interesse político e da desarmonia das comunidades. Mesmo os que vingaram estão ficando pelo caminho: o aclamado Projeto Carbono Suruí, que chegou a vender créditos de carbono para a Natura e a FIFA, foi descontinuado em 2018.

Ivaneide Bandeira Cardoso, a Neidinha, da Associação Não Governamental Kanindé, responsável pelo plano de gestão da comunidade indígena, avalia que a movimentação de setores que defendem o desenvolvimento predatório da Amazônia foi decisiva para a descontinuidade do programa.

(O)Eco conta, em matéria detalhada, esta lenta agonia.

 

ClimaInfo, 17 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar