Eleições 2020 enfraquecem o populismo de direita

17 de novembro de 2020

Ainda que em meio a uma pandemia, os altos índices de abstenção Brasil afora (recordes, como informa o Poder360) não permitem decretar a morte do populismo de direita, daqueles candidatos que muitas vezes se autodeclaram outsiders da política. Mas os resultados apontam para a retomada de uma dinâmica partidária menos fora da curva do que a de 2018. Com isso, Bolsonaro parece ter sido o grande perdedor deste domingo: como Fausto Macedo informa no Estadão, dos 59 candidatos apoiados por Bolsonaro, apenas 7 se elegeram e 2 estão na corda-bamba do segundo turno.

O Valor detalha os erros presidenciais que levaram ao fiasco. Seu ex-partido, o PSL – um fenômeno em 2018 – não conseguiu eleger um prefeito sequer nas 100 maiores cidades do país. O UOL também escreveu sobre isso.

Do outro lado do espectro político, o PT também encolheu, como destaca o Metrópoles – mas em poucos lugares tão emblematicamente como em São Paulo. A BBC traz matéria tentando explicar o fracasso.

Sem a hegemonia do Partido dos Trabalhadores, houve uma ressurreição da esquerda. Talvez o caso mais impressionante seja o de Guilherme Boulos e seus 18 segundos de propaganda na TV em São Paulo. Para a BBC , é um indicativo do avanço da esquerda entre os jovens. N’O Globo, Lauro Jardim chama a atenção para os 56 representantes quilombolas eleitos em 10 estados – um recorde histórico. De acordo com a Folha, a eleição mostrou um leve deslocamento à esquerda nas 23 cidades que tiveram resultados consolidados ainda no domingo.

De forma geral, a chamada centro-direita foi a grande vencedora, como destaca El País. Porém, para os partidos isso não chega a ter sabor de vitória: Matheus Pichonelli, no Yahoo Notícias, fez as contas do quanto os partidões perderam em relação a 2016.

 

ClimaInfo, 17 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar