Emissões do setor marítimo voltam à pauta esta semana

17 de novembro de 2020

De ontem (16/11) até a próxima 6a feira. acontece mais uma reunião da Organização Marítima Internacional (OMI) para discutir como se cortar as emissões do setor.

Se você não acompanha o assunto, aqui vai um resumo: navios são uma fonte importante de poluição, produzindo um bilhão de toneladas em emissões de CO2 a cada ano – mais do que as emissões da Alemanha e cerca de 3% do total global. Em 2018, a OMI, que é o órgão da ONU que regula o setor, concordou que algo precisava ser feito. A promessa posta na mesa foi cortar pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2050 e fazer reduções antes de 2030, de modo a se atingir o pico proposto de emissões o mais rápido possível.

A esta altura, você talvez esteja se perguntando se as negociações seguem essa direção e a resposta é: não. Tanto que um grupo de seis organizações divulgou uma declaração conjunta alertando que as atuais propostas simplesmente não atendem às metas do Acordo de Paris. Um dos pontos mais problemáticos é o Anexo 1 do ISWG-GHG7-WP.1-Rev.1 – que viola a estratégia inicial de GEE da IMO de três maneiras cruciais: não conseguirá reduzir as emissões antes de 2023, não atingirá o pico de emissões o mais rápido possível e não definirá as emissões de CO2 do transporte em um caminho consistente com objetivos do Acordo de Paris.

A BBC repercutiu o encontro e o site do WWF traz detalhes sobre os pontos problemáticos. E Harry Cockburn, do The Independent, escreveu um artigo interessante batizado de “Indústria naval acusada de greenwashing e pressionada a descarbonizar por grupos ambientalistas, já que, como vai, o setor caminha na direção de responder por 10% das emissões globais de gases de efeito estufa até 2050.

 

ClimaInfo, 17 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar