Sardinha em Fernando de Noronha

17 de novembro de 2020

O ICMBio deu mais um passo, ontem, para liberar uma boiada de sardinhas. Fernando Lorencini, o coronel da PM de São Paulo, presidente do órgão, delegou ao chefe do Núcleo de Gestão Integrada de Noronha o poder de conceder licenças para a pesca de sardinhas dentro do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. No final do mês passado, o ministro Salles e o secretário de aquicultura e pesca, Jorge Seif, foram a Noronha e anunciaram que a pesca seria liberada. Via Lei de Acesso à Informação, o pessoal d’O Eco pediu os critérios a serem observados para fornecer a licença especial para pescar sardinhas na área tanto para o ICMBio quanto para a Secretaria da Pesca. O pessoal da Pesca empurrou para o ICMBio que pediu mais tempo para responder.

Interessante 1: A explicação de Salles para a boiada era para apoiar os pescadores tradicionais da região. No começo do mês, uma matéria do mesmo O Eco, contava que uma lista preliminar dos 100 primeiros beneficiários em potencial era composta em sua maior parte por empresários e servidores públicos e menos da metade por aqueles que de fato usam a pesca como atividade de subsistência.

Interessante 2: No governo Bolsonaro, a secretaria de aquicultura e pesca passou a fazer parte do ministério da agricultura, que, no plano original de Bolsonaro, era para absorver o ministério do meio ambiente inteiro.

 

ClimaInfo, 18 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar