Sardinha em Fernando de Noronha

sardinha Fernando de Noronha

O ICMBio deu mais um passo, ontem, para liberar uma boiada de sardinhas. Fernando Lorencini, o coronel da PM de São Paulo, presidente do órgão, delegou ao chefe do Núcleo de Gestão Integrada de Noronha o poder de conceder licenças para a pesca de sardinhas dentro do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. No final do mês passado, o ministro Salles e o secretário de aquicultura e pesca, Jorge Seif, foram a Noronha e anunciaram que a pesca seria liberada. Via Lei de Acesso à Informação, o pessoal d’O Eco pediu os critérios a serem observados para fornecer a licença especial para pescar sardinhas na área tanto para o ICMBio quanto para a Secretaria da Pesca. O pessoal da Pesca empurrou para o ICMBio que pediu mais tempo para responder.

Interessante 1: A explicação de Salles para a boiada era para apoiar os pescadores tradicionais da região. No começo do mês, uma matéria do mesmo O Eco, contava que uma lista preliminar dos 100 primeiros beneficiários em potencial era composta em sua maior parte por empresários e servidores públicos e menos da metade por aqueles que de fato usam a pesca como atividade de subsistência.

Interessante 2: No governo Bolsonaro, a secretaria de aquicultura e pesca passou a fazer parte do ministério da agricultura, que, no plano original de Bolsonaro, era para absorver o ministério do meio ambiente inteiro.

 

ClimaInfo, 18 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)