Revolução Industrial Verde no Reino Unido

revolução industrial verde

Depois da Revolução Industrial do século XVIII, que acabou por nos trazer à crise climática, o Reino Unido quer agora fazer a Revolução Industrial Verde. O plano, apresentado a investidores na 3a feira (17) pelo primeiro ministro Boris Johnson, terá 12 bilhões de libras esterlinas em recursos públicos, com a expectativa de que o setor privado mobilize adicionalmente o triplo desse montante até 2030.

A ideia é também revitalizar os locais de nascimento da primeira Revolução Industrial, como Yorkshire e Humber, West Midlands, além de Escócia e País de Gales. A expectativa é gerar 250 mil empregos.

Os 10 setores principais do plano são energia eólica, nuclear e hidrogênio; veículos elétricos; transporte público;  transporte aéreo e marítimo menos poluentes; eficiência energética; captura de carbono; proteção ambiental; inovação e finanças.

No Brasil, o CicloVivo deu a notícia. Na Inglaterra, Guardian e BBC – que dá destaque à narrativa de criação de empregos, que está criando um novo tom de verde para os conservadores.

Em tempo: Do outro lado do Atlântico, EUA se preparam para acelerar a economia verde. O New York Times conta como Biden está buscando candidatos que incorporem a política climática não apenas nas agências ambientais, mas em departamentos da defesa ao tesouro.

 

ClimaInfo, 19 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)