Eleições municipais: a hora e a vez de uma agenda urbana contra o racismo ambiental

eleições municipais Quilombola

Passada a votação do 1º turno nas eleições municipais no Brasil, não podemos deixar que o debate público ignore a realidade do racismo ambiental nas cidades brasileiras. Em muitas delas, a realização do 2º turno no próximo dia 29 abre espaço para que essas questões sejam reforçadas por parte dos eleitores e pelos candidatos, principalmente nas capitais e grandes cidades.

“Qualquer campanha eleitoral que não tenha como uma das diretrizes o combate ao racismo ambiental para propor políticas públicas está incompleta e falha ao tentar criar um plano de governo mais inclusivo”, escreveu Andréia Coutinho Louback ao Nexo Jornal. No artigo, ela destaca a iniciativa Agenda Urbana do Clima, uma coalizão de 24 organizações da sociedade civil que tem como objetivo fomentar discussões públicas e ações por parte do poder público nos municípios contra a crise climática. “O debate climático pode — e deve — ter um compromisso com questões de raça, de gênero, no combate às desigualdades e sobre qual futuro deixaremos para as próximas gerações. E, hoje, nosso cenário ainda está em débito com essa realidade”.

Em tempo 1: O 1º turno das eleições municipais de 2020 trouxe um resultado histórico para a representação política de minorias raciais no Brasil, especialmente entre a população quilombola, que conseguiu eleger um prefeito, um vice-prefeito e 54 vereadores em todo o país. O Maranhão foi o estado com mais eleitos, com 14 vereadores, seguido por Goiás (nove) e Bahia (oito). Na cidade de Cavalcante (GO), o quilombola Vilmar Kalunga foi o 1º quilombola a ser eleito como prefeito. Alma Preta destacou esses feitos.

Em tempo 2: No Voz das Comunidades, Milena Batista destaca o descaso da atual administração da cidade do Rio de Janeiro, que abandonou o Programa Rio Resiliente, que tinha como objetivo desenvolver e adaptar os espaços urbanos, com vistas a aumentar a resiliência das comunidades periféricas aos efeitos da mudança do clima. Nos últimos quatro anos, o custo dessa omissão foi significativo, com deslizamentos de terra, inundações e muitas vidas prejudicadas ou mesmo perdidas em virtude de eventos extremos.

 

Dia da Consciência Negra

ClimaInfo, 20 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)