Antidiplomacia de Bolsonaro preocupa agronegócio

24 de novembro de 2020

O uso feito por Bolsonaro da exportação de madeira ilegal como contra-argumento às críticas de países europeus sobre a política ambiental foi um tiro de canhão no pé. Ao invés de jogar a responsabilidade sobre o desmatamento da Amazônia no colo dos consumidores estrangeiros, ele acabou evidenciando ainda mais a incompetência de seu governo. Pior: intensificou o azedume diplomático entre o Brasil e a Europa.

No G1, Gerson Camarotti destacou o alerta feito por um importante empresário do agronegócio para os efeitos econômicos do discurso negacionista: “O governo Bolsonaro perde cada vez mais credibilidade na área ambiental. Resultado: crescem boicotes aos produtos brasileiros na Europa, acordos comerciais em andamento começam a sofrer resistência”.

Já no Valor, Assis Moreira repercutiu a reação negativa do governo alemão às acusações de Bolsonaro. O ministério da agricultura daquele país afirmou que a insinuação é enganosa, já que o volume de madeira importada do Brasil o é em “quantidade extremamente baixa”, além de afirmar que a responsabilidade pelo cumprimento da legislação ambiental brasileira cabe ao governo do Brasil. Já a pasta de meio ambiente da Alemanha aproveitou a polêmica para defender regras mais duras para a importação de produtos associados a atividades agrícolas ilegais.

Em tempo: O Fakebook.eco analisou o festival de falsidades do discurso de Bolsonaro na cúpula do G20 no domingo (22/11). Como de costume, o presidente recorre ao realismo fantástico para esconder sua incompetência e omissão quanto ao meio ambiente.

 

ClimaInfo, 24 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar