G20: sauditas e europeus entram em acordo sobre clima na declaração final

G20 declaração final

Líderes da União Europeia e da Arábia Saudita chegaram a um entendimento para incluir a questão climática na declaração final da Cúpula do G20 realizada virtualmente no final de semana. A inclusão do clima no documento esteve ameaçada por uma discordância entre a UE e a presidência saudita do G20. Riad defendia a inclusão do conceito de “economia circular do carbono”, que enfatizava o uso de tecnologias incipientes de captura, armazenamento e reutilização de carbono (CSS) em detrimento de medidas de redução das emissões, o que era rejeitado pelos europeus.

Segundo informou o Climate Home, os dois lados chegaram a um acordo: os sauditas conseguiram incluir o polêmico conceito na declaração final e, em troca, os europeus recuperaram um compromisso antigo de eliminação progressiva de subsídios aos combustíveis fósseis por parte dos países do G20. Para especialistas, o texto não traz nenhum avanço político para o enfrentamento da crise climática, mas abre espaço para um cenário mais cooperativo para 2021, quando a Cúpula terá a presidência da Itália e se livrará de Trump, o negacionista que hoje comanda os EUA.

Outra preocupação ambiental do G20 neste ano foi o comércio legal e ilegal de animais selvagens. O tema ganhou relevância em 2020 por conta da pandemia, já que o novo coronavírus tem origem zoonótica – ou seja, foi originalmente transmitido aos seres humanos por animais selvagens. Como destacou Ana Lucia Azevedo n’O Globo, esse tipo de comércio afeta diretamente o Brasil, um dos maiores fornecedores mundiais de animais selvagens; legalmente, cerca de 37,9 milhões de animais são mantidos em cativeiro no país.

 

ClimaInfo, 24 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)