UE se prepara para retomar negociações sobre novas metas climáticas para 2030

negociações climáticas

Os líderes dos 27 países da União Europeia se reunirão no próximo dia 10 para finalmente bater o martelo sobre a nova meta de redução de emissões de gases de efeito estufa do bloco para 2030. A proposta preparada pela Comissão Europeia sugere um corte de ao menos 55% das emissões até o final desta década em comparação com os níveis de 1990. Se for aprovada, a proposta coloca a UE como a 1ª grande economia global a elevar o grau de ambição de seus compromissos junto ao Acordo de Paris, antes da próxima Conferência da ONU sobre Clima, daqui a um ano.

De acordo com a Bloomberg, as diretrizes preliminares incluem garantias sobre o financiamento para transição energética e o reconhecimento das diferentes condições nacionais de cada país-membro, em uma tentativa de atenuar a oposição de nações como a Polônia, que seguem reticentes quanto a metas mais ambiciosas no médio prazo. Reuters também tratou desse tópico.

Enquanto isso, POLITICO informou que o principal líder da UE para o clima, Frans Timmermans, tem se aproximado da ativista sueca Greta Thunberg para juntarem forças em prol de uma reforma da Política Agrícola Comum (CAP, em inglês) da UE que não a coloque no caminho dos esforços europeus para descarbonização da economia. O lobby do agronegócio europeu é forte e vem atuando para neutralizar medidas mais fortes para condicionar recursos da CAP à redução de emissões por parte dos produtores rurais.

 

ClimaInfo, 27 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)