STF forma maioria contra “boiada” de Salles no CONAMA

27 de novembro de 2020

Nesta 5ª feira (26/11), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela suspensão da validade da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que permitia a exploração de áreas de manguezais e restingas no litoral brasileiro. Dos 11 ministros, seis votaram contra a decisão do Conama – Cármen Lúcia, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello, José Antonio Dias Toffoli, e a relatora da ação, Rosa Weber; os demais ainda irão votar.

Em outubro, a ministra Weber decidiu liminarmente pela suspensão da resolução do CONAMA, no âmbito de ações contrárias apresentadas pelos partidos de oposição Rede Sustentabilidade, PSB e PT no STF. Para ela, a decisão do CONAMA “vulnera princípios basilares da Constituição, sonega proteção adequada e suficiente ao direito fundamental ao meio ambiente” e “promove desalinho em relação aos compromissos internacionais” do Brasil. O Globo e Valor repercutiram a votação no STF.

Em tempo: Por outro lado, a maioria do plenário do STF também decidiu ontem pela rejeição de uma queixa-crime apresentada pelo Greenpeace Brasil contra Ricardo Salles. A ação acusava o ministro de difamação, em virtude de declarações públicas dele acusando a ONG de ter sido responsável pelo derramamento de óleo no Nordeste brasileiro. Segundo o G1, a maioria dos ministros seguiram o voto da relatora, Cármen Lúcia, que entendeu que práticas de crimes de injúria e calúnia somente são possíveis quando a vítima é pessoa física, e não jurídica.

 

ClimaInfo, 27 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar