Auditoria do PNUD revela sinais de fraude em projetos de clima

PNUD fraude

O Financial Times divulgou dados de uma auditoria feita pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) em projetos climáticos financiados pelo Fundo Mundial para o Ambiente (GEF, em inglês). A investigação teria apontado para “distorções financeiras” de milhões de dólares, com indícios de fraude e conluio entre gestores de diversos projetos e gerentes do PNUD em dois países. O documento não cita quais projetos ou pessoas estariam envolvidos com as ilegalidades, nem identifica os países em questão.

A auditoria acontece depois de diversos países doadores terem pressionado o PNUD por uma revisão independente do processo de análise e aprovação dos projetos financiados via GEF. Isso aconteceu depois da revista Foreign Policy ter revelado no ano passado denúncia de apropriação indébita de milhões de dólares em um projeto administrado pelo escritório do PNUD na Rússia.

Em nota, o PNUD reforçou que as políticas e procedimentos sobre transparência e responsabilidade “são sólidos e eficazes” e que o escritório independente de auditoria e investigação do Programa analisa cuidadosamente a conduta de todos os funcionários, contratados, parceiros e outros atores envolvidos com suas iniciativas. O texto ressalta também que, “dada a natureza das operações globais do PNUD em 170 países e com uma carteira de 3 mil projetos simultâneos, o número de projetos com problemas é baixo, tanto em termos absolutos como também em comparação com outras organizações de desenvolvimento”.

 

ClimaInfo, 2 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)