Ex-ministra acusa governo Johnson de “amadorismo” na organização da COP26

1 de dezembro de 2020

A ex-ministra de energia e desenvolvimento limpo do Reino Unido, Claire O’Neill, criticou duramente seu ex-chefe, o primeiro-ministro Boris Johnson, e o trabalho do governo britânico para sediar a próxima Conferência da ONU sobre Clima (COP26), prevista para novembro de 2021 em Glasgow. Durante audiência no Parlamento, O’Neill – que tinha sido indicada para a presidência da COP até ser demitida em fevereiro passado – afirmou que os primeiros meses de organização do governo para receber a conferência foram marcados por rivalidades internas e falta de compreensão sobre a importância das negociações climáticas. Segundo ela, auxiliares de Johnson demonstraram “amadorismo e ineptidão extraordinários” em suas análises sobre a relevância do encontro. O’Neill também afirmou que, num primeiro momento, a recomendação do departamento do tesouro britânico a Johnson foi contrária à realização da COP26, o que atrapalhou o começo do planejamento.

Já a BBC destacou a avaliação crítica de parlamentares britânicos e especialistas sobre o desempenho do atual presidente indicado da COP26, o ministro de negócios Alok Sharma. Segundo fontes ouvidas pela reportagem em Londres, a avaliação é de que Sharma não tem “largura” necessária para liderar uma negociação complexa e importante como a da Convenção da ONU sobre Clima (UNFCCC), sendo uma figura secundária dentro do governo Johnson.

Independent, Guardian e POLITICO destacaram as principais críticas de O’Neill a Johnson e Cia.

Em tempo: Climate Home destacou o cronograma apertado que o Reino Unido tem pela frente para conseguir fechar sua nova contribuição nacionalmente determinada (NDC) para o Acordo de Paris. O documento será importante, já que será a 1ª definição climática que os britânicos farão depois da saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit. Em 2015, Londres apresentou sua NDC no âmbito da meta apresentada pela UE em Paris. A ideia de Boris Johnson é fechar uma nova meta até o começo de 2021, o que permitiria a seu governo exercer uma liderança mais significativa ao longo do ano antes da COP26. No entanto, dificuldades políticas e práticas ameaçam atrasar essa definição.

 

ClimaInfo, 2 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar